Brasil, o país do futebol...

Revista Veja, dia 5 de maio de 2010, página 186, texto "O pai do Neymar", de Roberto Pompeu de Toledo: "E os estudos? Neymar parou cedo, e nesse ponto não há notícia de empenho do pai em sentido contrário. O jogador Henry, da seleção francesa, disse uma vez que a grande vantagem os jogadores brasileiros é que desde meninos eles não têm outra coisa a fazer senão jogar bola, na rua, nas praias ou nos campos, enquanto os europeus passam o dia na escola. O argumento leva à conclusão de que o sucesso do futebol brasileiro se deve ao fracaso do sistema escolar do país."

Pois bem, eu diria que essa conclusão me fez refletir sobre muita coisa e merece algumas considerações: primeiro, não podemos dizer que nossos craques devem seu talento à falta de estudos... Tudo bem que a grande maioria deles vêm de origem humilde e a união do sonho de garoto de ser jogador de futebol ao seu talento acabam traçando o destino desses garotos, mas muitos outros tiveram, sim, a oportunidade de estudar.

Acredito que a questão é exatamente a oportunidade, que quase sempre orienta nossas escolhas... Então, quais as oportunidades que o Estado brasileiro oferece às suas crianças, sejam elas futuros craques do futebol, ou não?
Ok, ok, o Brasil avançou muito nos últimos anos, ganhou prestígio internacional e tudo o mais, porém, a base de tudo está esquecida e faz tempo... Já passou da hora de o governo tomar uma atitude para melhorar a qualidade do sistema de ensino no país, do contrário, e só como exemplo, situações como a do senhor que, recentemente, teria conseguido uma vaga de emprego por acertar as questões de um concurso público, porém teve seu direito ao emprego negado, ele era analfabeto, vão continuar se repetindo. É lastimável!

Toda criança, todo jovem, tem direito de ser aquilo que sonha ser quando crescer, mas também, tem o direito ao estudo. Espero que as coisas mudem, melhorem, e quem sabe, se Henry ainda estiver jogando em 2014, ele não possa conferir, de perto, que o Brasil não é apenas o país do futebol, isso é, se o governo também não "pisar na bola" e a Fifa apelar para o seu plano B.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os templos Salmantinos...

Sambando!

A dor e a delícia de ser dona de um “sangue verde e amarelo”...